Publicidade Enganosa
Mulheres Idealizadas na Televisão Contribuem Para Garotas Sentirem-se Mal
Fonte: Reuters Health Texto de: Alan Mozes Nova York (Reuters Health)
Os comerciais de tv que se utilizam de imagens de beleza feminina extremamente magras podem estar contribuindo para que espectadoras jovens, particularmente aquelas que dão muita importância a sua aparência, aumentem a sua insatisfação corporal. É o que diz uma pesquisa Australiana.
"Assistir comerciais de televisão contendo imagens de um ideal magro irrealista de mulheres, faz com que as adolescentes sintam-se menos confiantes, mais irritadas e mais insatisfeitas com o seu peso e aparência", diz o estudo realizado pelo autor Duane Hargreaves da Flinders University na Australia.
Hargreaves e sua equipe exibiram uma compilação de comerciais de tv para um grupo de 400 adolescentes, garotos e garotas de um colégio em Adelaide, na Austrália. Os 40 comerciais de roupas, alimentos, cosméticos, filmes e carros, vistos pelos jovens, eram uma amostra de uma semana do que foi ao ar em um canal Da Austrália em Junho de 1999.
Metade dos estudantes foram expostos entre 10 a 11 minutos de comerciais aonde as imagens de mulheres magras e atraentes eram mostradas como idealizadas. A outra metade assistiu comerciais aonde existia um envolvimento similar, mas aonde não existia um foco na aparência feminina.
Os dois grupos e antes e depois de assistirem aos comerciais, completaram questionários para fornecer dados sobre os hábitos em relação a tv, o nível de importância que dão a aparência e a sua satisfação corporal, depressão, ansiedade confiança.
No Jornal de Psicologia Clinica e Social, os autores declararam que todos os estudantes estão expostos a uma quantidade muito grande de horas em frente a televisão. A maioria passa ao menos 2,7 horas diariamente em frente a tv, o que significa que estarão expostos a aproximadamente 96 comerciais de televisão.
A pesquisa descobriu que as garotas, apos assistirem a comerciais aonde a aparência feminina é o foco central, apresentam um decréscimo significativo no nível de confiança em relação aquelas que assistiram os outros comerciais.Essas garotas também apresentaram aumento nos níveis de insatisfação corporal, raiva e depressão.
Os pesquisadores concluíram que assistir a imagens femininas idealizadas leva a um imediato efeito negativo nas jovens.
Hargreaves diz: "Eu penso que os resultados confirmam o que a maioria entende e observa diariamente em suas vidas, que o bombardeio de imagens irreais feito pela mídia tem um efeito prejudicial nos jovens". " E, se existe uma grande preocupação com relação a uma apequena exposição a um número pequeno de comerciais. Nos podemos imaginar qual o efeito acumulativo de uma vida exposta deve ter."
A próxima pesquisa irá explorar qual o grau de insatisfação nos garotos expostos a comerciais que valorizam a imagem idealizada de uma homem musculoso.
" A mídia não é a única razão e pelo alto nível de insatisfação corporal na nossa sociedade", diz Hargreaves. "Mas eu penso que a mensagem da mídia necessita ser desenvolvida em outras bases".